top of page

Desde a abertura da Casa Absurda - espaço cultural da cidade de Fortaleza, sede do grupo Pavilhão da Magnólia -, impulsionamos o desejo de partilhar o território com outros artistas e outras linguagens. Assim lançamos mão de uma sala de recepção com quadros nas paredes para transformar em galeria de arte. Essa não se limitaria a obras bidimensionais sobre telas e papéis, mas acolheria a diversidade poética, abrigando intervenções que tomassem todo o espaço do chão, corredor, teto etc.. Desde sua primeira exposição contou com parceria de artistas e curadores, como o fotógrafo e design Tim Oliveira (2018),a artista visual e poeta Raisa Christina(2019 a 2021,) a Mercúrio Produção (2022), o multiartista potiguar Daniel Torres e artista e galerista Dan Pelegrin (2024). Já foram 07 exposições, sendo 01 virtual.

 

Uma casa que abriga diversas linguagens artísticas, cria pontes, vias e caminhos, com seus integrantes, com o público e com a cidade. Contudo, com menos de dois anos de existência, fomos surpreendidos pela pandemia do Covid-19, que nos obrigou a fechar a casa. No entanto, ocupamos as redes e este site, que se tornou também uma galeria virtual. Desde o retorno das atividades presenciais da Casa, entendemos que continuar criando, fomentando e produzindo arte torna-se um ato de resistência. 

A noção de absurdo, que dá nome à casa e seus cômodos, veio da definição para a produção teatral da década de 50, surgidas no pós-segunda guerra mundial. Nos últimos anos o termo, embora adequado, torna-se quase insuficiente, pois se o mesma deu conta da subversão da lógica e da atmosfera onírica daqueles trabalhos, hoje é incapaz de abarcar a intensidade dos acontecimentos perspécticos e simbólicos se dão ao que vivemos do golpe e a retomada da democracia. Por isso, ainda precisamos insurgir - AGIR, pode parecer absurdo neste tempo, neste mundo, mas nada está ganho, o facismo continua à espreita e eles não têm mais medo de se mostrar… é preciso aprender a viver melhor num mundo pior, como bem diz Eduardo Viveiros de Castro. 

 

Jota Júnior Santos

ator, produtor e integrante

do Grupo Pavilhão da Magnólia

bottom of page