top of page

 

Iniciada em Março de 2023 a “Cena Absurda- Escola Livre de Encenação” é um ambiente de trabalho dedicado às pessoas interessadas na função da encenação e que desejem aprimorar seus saberes e fazeres nesse campo. A Escola funciona como ateliê no qual o processo de criação é o espaço de reflexão e aprimoramento da encenação num aprender pelo fazer a partir dos próprios projetos e interesses do/a.s bolsistas selecionades

 

Depois de três meses de trabalho, o/a.s artistas compartilharam em junho/2023 com o público as cinco obras em fase de experimentação. São cinco propostas já existentes que abriram suas costuras íntimas para realinhavos e até mesmo remodelagem sob a orientação de Francis Wilker e Thereza Rocha. São eles e elas: Cida Araújo, com « A despedida »; Edivaldo Batista e sua « Reza Caseira »; Fellipe Resende, com « F5 »; Juracy De Oliveira com « Egoista »; Mateus Bizerra, com « Um pé de quê? ».

 

O compartilhamento é importante momento de contar com a atenção da plateia e o conhecimento que só essa situação de apresentação traz aos projetos. Importante momento também de recalibragem, com a Escola, como um todo, caminhando para o mês de setembro/2023, quando haverá a estreia dos trabalhos. Daqui até lá, a orientação de produção/gestão cultural feita pelo Pavilhão da Magnólia completará o ciclo formativo da primeira turma da Cena Absurda formada pelo/as cinco bolsistas e outro/a.s trinta artistas integrantes dos projetos.

WhatsApp Image 2023-06-14 at 21.27.57.jpeg

A cena contemporânea é marcadamente expandida e emerge do diálogo entre teatro, dança, manifestações da cultura popular, performance, artes visuais, audiovisual etc. Esse é contexto de onde surge a Cena Absurda: Escola Livre de Encenação, ambiente de trabalho dedicado às pessoas interessadas na função da encenação e que desejem aprimorar seus saberes e fazeres nesse campo. O objetivo é contribuir para o surgimento de novos encenadore/a.s e o fortalecimento dos coletivos artísticos na cidade de Fortaleza e adjacências.

 

Com apoio da Secult, através do Edital das Escolas Livres da Cultura, o projeto Cena Absurda – Escola Livre de Encenação foi selecionado em sua primeira edição e se junta a outros projetos e ações de formação no Ceará, apostando em múltiplas possibilidades de experimentação e contribuição para o circuito das artes e cultura do Estado. Além disso, o apoio público, via edital, fomenta a cidadania cultural e os direitos humanos, ao promover a descentralização e a democratização do acesso à formação em arte e cultura.

bottom of page