O Eixo 1: Cursos Avançados, é um percurso formativo e dialógico que ocorrerá no período de fevereiro a abril de 2021 para ser vivenciado em uma rede de artistas, professores, pesquisadores e fazedores de artes cênicas, uns com os outros,  com o que está se realizando, pensando e produzindo em artes cênicas na contemporaneidade, a ser concretizado no formato online para diferentes espaços geográficos do estado do Ceará: Capital e Região Metropolitana, Região Norte e Região do Vale do Jaguaribe. Os cursos são gratuitos e tem carga horária de 40h/a conforme divisão abaixo:

 

1) Produção cultural e elaboração de projetos:

Fortaleza e Maracanaú: Polyana de Loreto

Sobral e Quixeré: Rogério Mesquita

 

2) Aspectos visuais da cena:

Fortaleza e Maracanaú: Rodrigo Frota 

Sobral e Quixeré: Wallace Rios

 

3) Dramaturgia: 

Fortaleza e Maracanaú: Marcelo Romagnoli

Sobral e Quixeré: Rogeane Oliveira 

 

4) Teatro e suas multilinguagens: 

Fortaleza e Maracanaú: Miguel Vellinho

Sobral e Quixeré: Marcelo Flecha 

Saiba mais sobre os professores:

Captura de Tela 2021-02-10 às 03.29.55.p

rogério mesquita

Ator e produtor do Grupo Bagaceira de Teatro, trabalha com teatro há 23 anos e é um dos fundadores do coletivo. Seus espetáculos ja circularam por todo territorio nacional. Desde 2007 é gestor da Casa da Esquina, teatro independente e sede do Grupo Bagaceira.
 

produção cultural
Foto Polyana.jpeg

polyana de loreto

Publicitária formada pela Faculdade Integrada do Ceará - FIC, possui mais de 12 anos de experiência da produção cultural. Trabalhou em projetos como a Feira da Música de Fortaleza, Festival Internacional de Folclore do Ceará, Festival Ponto.CE, Festival Jazz & Blues de Guaramiranga, Festival Choro & Jazz Jericoacoara, Bienal Internacional do Livro do Ceará entre outros. Em 2019 atuou na equipe de produção das Feiras Regionais do Sebrae - CE, além de ter feito parte da equipe de organização da Feira do Empreendedor SP. 
 

produção cultural

rodrigo frota

É ator, cenógrafo, figurinista, ilustrador, diretor de arte e professor. Bacharel em Artes Cênicas pela UFBA, Mestre em Artes Cênicas pela mesma universidade. Atualmente é professor efetivo da Universidade Regional do Cariri (URCA) e aluno regular do Doutorado em Artes cênicas pelo PPGAC da UFBA. Nos últimos 12 anos fez mais de 150 cenografias para teatro, shows musicais, espetáculos de dança e 8 direções de arte para cinema.
 

aspectos visuais da cena
Wallace Rios.jpg

wallace rios

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/PPGCA  na Universidade Federal de São João Del-Rei  UFSJ - MG; Especialista em Arquitetura &  Lighting pelo Instituto de Pós-Graduação - IPOG; Graduado em Design de Interiores pelo Centro Universitário Estácio / Faculdade Integrada do Ceará - FIC; Possui formação técnica em interpretação teatral pelo Curso de Arte Dramática - CAD - UFC; Atualmente técnico de laboratório em Iluminação no Instituto de Cultura e Arte - ICA - UFC. 
 

aspectos visuais da cena
Captura de Tela 2021-02-10 às 03.12.45.p

marcelo romagnoli

Marcelo Romagnoli é dramaturgo e diretor, formado em Direção Teatral pela ECA/USP e História da Arte pelo Instituto Lorenzo de Médice em Florença-Itália. 

Atua nos teatros adulto e jovem, assinando mais de 30 textos ou adaptações, todos encenados.  Entre os prêmios recebidos, destacam-se os da Associação Paulista dos Críticos de Arte APCA em 2019 “Elagalinha” ; 2017 para “Gagá” e “Buda”; 2012 “Terremota”; 2010  "Espoleta"; 2008 "Sapecado". Prêmio SP e Prêmio Governador do Estado (2015) e Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro (2008). 

Foi Artista-orientador na Secretaria de Cultura de São Paulo entre 2003/06 e colaborador no suplemento Folhinha do jornal Folha de São Paulo em 2010.

 

dramaturgia
20200627_190626.jpg

rogeane oliveira

Rogeane Oliveira (Rogê) é atriz, dramaturga, artista visual e arte-educadora. Com trabalhos que perpassam diferentes linguagens, da literatura ao audiovisual. Em seus processos de escrita foi vencedora em 2012 do Concurso Literário de Fortaleza, na categoria ficção, prêmio Oliveira Paiva com o conto “Augusto”. Em 2014 do IV Prêmio Jovens Dramaturgos – SESC RJ,

com o texto “Peça para dias de chuva” e em 2021 participou da Coletânea de Contos “Raízes” com o texto, “A menina que chorou um rio”. É também roteirista do curta-metragem “Plástico” selecionado para Mostra Olhar do Ceará no Cine Ceará 2020.

dramaturgia
6CDDIpu4KaCSppKxjV_-mLaN_RQYvKgAJkOM4L-L

miguel vellinho

Doutor em Artes Cênica pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UNIRIO e professor adjunto do curso de Licenciatura em Teatro da UNIRIO onde leciona as cadeiras de Teatro Infanto-juvenil (TIJ) e Teatro de Formas Animadas (TFA).

Foi fundador do Grupo Sobrevento, hoje sediado em São Paulo e desde a década de 1990 ministra oficinas e participa de palestras e mesas redondas em várias cidades do país. Tem artigos publicados no Brasil e no Exterior sobre aspectos do Teatro de Animação e é membro do conselho editorial da revista Móin-móin, editada pela UDESC, desde a sua criação.

teatro e suas multilinguagens
tDG-Wak6_400x400-1.jpg

marcelo flecha

Diretor, dramaturgo, iluminador, pesquisador, cenógrafo, e escritor. Diretor artístico da Pequena Companhia de Teatro, da qual é membro fundador. Dirigiu mais de trinta espetáculos, dentre eles, todo o repertório da Pequena Companhia de Teatro. Detentor de cinco prêmios de melhor direção, seus espetáculos se apresentaram em mais de cem cidades em todos os estados do país, e foram selecionados para os principais projetos de circulação nacional. Dirigindo montagens de grupos de teatro nordestinos já ganhou seis vezes o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz. O livro Cinco Tempos em Cinco Textos: Dramaturgia Reunida, foi contemplado pelo Programa BNB de Cultura e pelo SESC/MA para publicação, e reúne sua produção dramatúrgica entre 2003 e 2009. Criador do Quadro de Antagônicos (método de treinamento para o ator), e da Transposição de Gêneros (instrumento de confecção de dramaturgia), suas atividades formativas foram realizadas em 29 cidades de 14 estados brasileiros e foram selecionadas para o projeto SESC Dramaturgias.

teatro e suas multilinguagens