CONVOCATÓRIA

A Casa Absurda, espaço cultural e sede dos grupos Pavilhão da Magnólia e Cia Prisma de Artes, desenvolve atividades artísticas e culturais na cidade de Fortaleza desde 2018. Situada na rua Isac Meyer, 108 na Aldeota - Fortaleza-Ce o espaço oferece além de sala de espetáculos e ensaios, salas de produção, café-bar e uma galeria de arte. Com o impacto da pandemia do Covid -19 nossas ações ganharam no ambiente virtual possibilidade de continuidade e resistência. Através dos recursos da Lei 14.017/2020 - LEI ALDIR BLANC - por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, apresentamos a proposta da Galeria Absurda Virtual.

REALIZAÇÃO

Para a realização da Exposição virtual programamos um calendário de ações, assim divididas:

18 a 31/12/2020 - Lançamento da Convocatória e período de inscrição.
01 a 05/01/2021 - Seleção do material pela Curadoria.
06/01/2021 - Divulgação dos selecionados e contratação.
15/01 a 15/02/2021 - Exposição virtual, lançamento catálogo e lives.

A curadoria ficará a cargo da artista visual Raisa Christina que selecionará 04 (quatro) artistas que receberão cachê de participação no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais), mediante apresentação de nota. Os artistas selecionadxs terão suas obras apresentadas numa Exposição Coletiva no site oficial da Casa Absurda, além de catálogo virtual, que será disponibilizado em pdf para download. Cada artista selecionadx, deverá participar de 01 (uma) live no instagram da Casa Absurda, com data acordada previamente, onde dividirá com o público seu processo artístico, a ação será mediada pela curadora.

APRESENTAÇÃO

A Galeria Absurda veio traçando um caminho alternativo de abertura a artistas que estão produzindo a todo vapor e iniciando o processo de lançamento de suas obras no cenário local. O intuito do espaço é o de apresentar ao público da Casa essas novas produções e assim fortalecer a rede das artes visuais na cidade de Fortaleza, incluindo novos agentes, possibilitando outras partilhas.

Com a pandemia, a Galeria tomou o ambiente virtual e passou a acontecer no perfil do Instagram da Casa Absurda. De março a setembro, a cada semana o recorte da produção de um novo artista foi sendo exposto, junto a comentários sobre sua poética. Assim a Galeria mantém seu papel como difusora da obra de jovens realizadores no cenário local e também vai além do espaço físico, permitindo o alcance amplo das redes.

Através desta Convocatória convidamos artistas visuais iniciantes, Fortalezenses (nascidos ou residentes na cidade, por no mínimo 02 anos), que ainda não tiveram a oportunidade de organizar uma exposição individual para junto conosco ocupar nossa Galeria Virtual de 15/01 a 15/02/2021.

INSCRIÇÃO

Os artistas interessados deverão preencher formulário abaixo, até às 17h do dia 31 de dezembro de 2020, com os dados e informações abaixo.